m = metro (comprimento)
kg = quilo (massa)
s = segundo (tempo)
Todas as outras medidas são derivadas dessas 3 principais
velocidade = m/s
aceleração = m/s2
etc
.
.
Então :
Energia potencial = mgh (kg.m2/s2)
etc
etc
etc
.
.
.
... e assim por diante. É tudo questão de agrupar as variáveis de modo que o produto final esteja compatível com a medida (elemento básico).
Por exemplo, se você quiser saber a velocidade que um carro percorre 10 metros em 5 segundos, você vai "agrupar" as variáveis de modo que o resultado seja m/s (velocidade)
v = 10m/5s = 2m/s
Porém, existem problemas mais complexos, que assustam á primeira vista, principalmente para os vestibulandos menos avisados. Vamos dar um passeio no mundo dos vestibulares e desmistificar as fórmulas que tivemos que engolir durante anos, usando o que acabemos de aprender, ou seja, a Análise Dimensional.
(MACKENZIE) Umm motor refrigerado a água, densidade - 1,0g/cm3 e calor específico = 1,0cal/gºC circula o líquido à razão de 100 cm3/s. Essa água sofre uma variação de temperatura de 35ºC. O fluxo médio de calor do motor para a água é :
a) 15.000 cal/s
b) 9.500 cal/s
c) 6.000 cal/s
d) 4.250 cal/s
e) 3.500 cal/s
E agora ????? Você não sabe a fórmula ... mas sabe o mais importante !!!!! A dimensão da unidade da resposta : cal/s !!!!
Então, basta agrupar os números de modo que o resultado final seja dado em cal/s
Dados :
d = 1,0 g/cm3
c = 1,0 cal/gºC
z = 100 cm3/s
Δt = 35ºC
Alternativa : e
Acabamos de resolver o problemas, sem saber a fórmula (q = czΔtd), apenas com Análise Dimensional. Da próxima vez que enfrentar um vestibular, esteja preparado !!!
A gente vai se falando
Betão
titio vc irá, como engenheiro, publicar coisas sobre mat e fisica superior?
ResponderExcluirSim, Caio ! Se tiver alguma sugestão .... por enquanto vou começar na manha pra não assustar ... kkk ...
ResponderExcluirBetão vc não tem tambem um plano de personal matematico kkk, to fazendo facu de engenharia e ta dificil kk
Excluir